logo RCN

Santa Catarina inicia fevereiro com queda de homicídios e furtos

  • Foto: Jonatã Rocha / SECOM -

Furtos também apresentaram redução significativa, enquanto roubos tiveram pequeno aumento

Santa Catarina segue se destacando como o estado mais seguro do Brasil, conforme mostram os dados mais recentes da Gerência de Estatística e Análise Criminal da Diretoria de Inteligência Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Na primeira semana de fevereiro de 2025, o estado registrou uma redução de 43% nos homicídios em comparação com o mesmo período do ano anterior, com apenas oito casos de homicídios registrados entre os dias 1º e 7 de fevereiro, contra 14 em 2024.

O governador Jorginho Mello ressaltou o impacto dos investimentos em tecnologia e na capacitação das forças policiais. “Estamos investindo cada vez mais em tecnologia, inteligência e no fortalecimento das nossas forças policiais. Os resultados demonstram que estamos no caminho certo para garantir um estado ainda mais seguro”, afirmou.

Outro dado positivo foi o fato de, pelo segundo ano consecutivo, Santa Catarina não registrar feminicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) ou mortes em confrontos policiais durante o período analisado. A redução nos furtos também foi expressiva, com uma queda de 29,6% — de 2.552 ocorrências em 2024 para 1.797 em 2025.

No entanto, o número de roubos aumentou 11,5%, passando de 122 registros em 2024 para 136 em 2025. Mesmo com o aumento, a Secretaria de Estado da Segurança Pública destaca o desempenho positivo geral na redução da criminalidade.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, comentou sobre os resultados. “A integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, aliada a uma gestão eficiente e ao uso de tecnologia de ponta, tem sido fundamental para a redução dos índices de criminalidade em Santa Catarina”, afirmou.

Fiscalização apreende meia tonelada de carne imprópria para consumo em SC Anterior

Fiscalização apreende meia tonelada de carne imprópria para consumo em SC

Santa Catarina anuncia aumento de 21,5% para forças de segurança Próximo

Santa Catarina anuncia aumento de 21,5% para forças de segurança

Deixe seu comentário